Dr Francisco Pinheiro Rocha, uma lenda viva da medicina !

Índice de conteúdo do Post

Homenagem ao Dr. Francisco Pinheiro Rocha: Uma Vida Dedicada à Medicina

Este post é para enobrecer a história de um grande médico : Dr. Francisco Pinheiro Rocha, membro da cadeira número 3 da Academia de Medicina de Brasília.

 

Encontros Transformadores: As Pessoas que Marcaram Minha Jornada

Os médicos têm a oportunidade de interagir e se relacionar com pessoas de todos os tipos. Muitas de alguma maneira nos tocam e nos transformam. De pacientes humildes com grande sabedoria a autoridades e figuras que marcaram época.

Esse post é o primeiro de muitos que virão contando alguns flashs de pessoas cujos caminhos cruzaram com o meu e que de alguma maneira me marcaram por característica muito fortes. Agradeço a Deus todos os dias pela sorte que tenho de ter essas oportunidades. Essa é também uma chance que tenho de homenagear e agradecer ensinamentos que me foram presenteados por estes encontros!

 

Um Momento Delicado: O Companheirismo de Dr. Pinheiro e Dona Kilma

Conheci o Dr Pinheiro em um momento delicado, quando sua esposa Dona Kilma precisou de apoio médico. Ela infelizmente faleceu em decorrência de uma doença oncológica, tendo um atendimento de excelência no Hospital Sírio-Libanes aos cuidados do oncologista Dr Gustavo Fernandes, seu conterrâneo da Paraíba.

 

Um Casal Inspirador: Dr. Pinheiro e Dona Kilma

Umas das coisas que mais me marcou neste casal (dr Pinheiro e Dona Kilma) foi o companheirismo além da preocupação mútua, acompanhada de grande elegância e cuidado extremo com todas as pessoas. Só vi Dr Pinheiro sem seu elegante blazer quando colocou o avental de paciente em seus exames de rotina! Mesmos assim sua elegância ainda era notável e seu cuidado em cumprimentar da entrada à saída todos que passam por ele é algo tão natural que só pode vir de um ser de características inspiradoras.

 

O Legado de um Visionário: Contribuições do Dr. Pinheiro à Medicina Brasileira

Quem conhece o Dr Pinheiro, sabe que ele contrariou o seu pai após completar sua formação em medicina no ano de 1955. Seu pai segundo relatos, imaginava que dr Pinheiro assim que pegasse o diploma já teria que começar a trabalhar ! Mas dr Pinheiro era visionário e tinha anseios de se especializar cada vez mais ! Especializou-se em cirurgia na primeira residência médica do Brasil no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro de 1958 a 1960. Mas ele queria mais !

E assim ele fez, foi para França em 1968 acompanhado de Dona Kilma, que aproveitava o tempo que o esposo passava nas longas cirurgias para se dedicar à literatura. Dona Kilma tem no currículo um trabalho sobre a obra de Ariano Suassuna, reconhecido e citado inclusive por Suassuna. E assim foi , um apoiava o outro e fizeram do desafio de morar em outro país , em uma época com muitas outras dificuldades , algo extremamente proveitoso, tanto que Dr Pinheiro teve que recusar convites para integrar a equipe do Hospital Boujon de Paris, porque tinha a missão de melhorar seu país. Dr Pinheiro volta para o Brasil em 1969 com treinamento em cirurgia do aparelho digestivo e hepática em um dos centros de referência no mundo !

Não vou falar muito mais sobre sua carreira, pois sua contribuição para criação da Residencia médica em Brasília , construção de hospitais em sua gestão como secretário da saúde do DF e formação de inúmeros cirurgiões do Brasil já foram motivos de muitas outras homenagens!

Dr. João Paulo e Francisco Pinheiro Rocha

 

Uma Vida de Realizações: O Impacto Duradouro do Dr. Pinheiro

Durante algumas conversas, cafés, ligações, e momentos em frente ao computador discutindo imagens tive a oportunidade de olhar nos olhos e sentir a vitalidade de um jovem senhor que agora completa 94 anos, e é provavelmente o medalhista de ouro em várias modalidades nas olimpíadas dos nonagenários. Hoje entendo e faz sentido que ele honra seu sobrenome “Pinheiro Rocha” !Ele é fonte de inspiração para admiradores muito mais jovens que querem chegar lá! Sabemos que isso é para poucos !

Não consigo imaginar quantas cirurgias Dr Pinheiro realizou de forma primorosa. Ouvi de um cirurgião mais jovem que a gastrectomia do Dr Pinheiro era “um bordado”! Mas consigo ter a dimensão de quantas pessoas se lembram da esperança que este homem levou a corações aflitos para um solução médica para seus males ou de entes queridos.

Fica aqui esta homenagem a esta grande figura e sua esposa. Elegância, pioneirismo, excelência e amor ao próximo estão na história desta lenda viva da medicina: Dr Francisco Pinheiro Rocha.

Até breve,

Joao Paulo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *