Filosofando : Coração – um órgão essencial para o corpo…e algumas palavras derivadas de “coração” essenciais para a alma (coragem, cordial,recordar, acordo, concordar)

Índice de conteúdo do Post

Introdução à Nossa Jornada Pessoal

Pensar sobre a vida e os desafios do dia-dia nos faz entender melhor por que fomos escolhidos para passar por eles ou melhor , por que estes desafios entraram em nossas vidas.

 

A Lei da Atração na Prática

Ouvi de um mentor que tudo que atraímos são consequências dos nossos pensamentos, palavras e ações e o que está acontecendo agora é sempre o mais provável, ou seja , era pra acontecer!

 

Responsabilidade e Crescimento Pessoal

Esta consciência nos faz perceber que somos responsáveis diretos pela nossa história e pelos desafios que enfrentamos . Entender que estes desafios são um convite para darmos os próximos saltos talvez seja um primeiro passo para encontramos as chaves para abrir as soluções. Essa elevação da consciência está diretamente conectadas com nossas necessidades espirituais.

 

A Importância dos Saltos de Crescimento

Se não enfrentarmos os desafios e dermos estes saltos provavelmente ficaremos estagnados e talvez eles só mudem de CPF e CNPJ com o passar do tempo.

 

Conexão Espiritual e Desenvolvimento

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Mateus 22:37-29

Se você está passando por situações que parecem não ter solução , talvez algumas dicas de como resolver estão na frase acima.

Eu vou falar um pouquinho apenas sobre o “coração”. Como sou médico, falar do coração é algo que é mais confortável para mim 👨‍⚕️.

 

A Força do Coração na Saúde e no Bem-estar

O coração , além de um órgão responsável por manter todos os outros órgãos ativos e vivos , já que bombeia o sangue oxigenado para manter as células viáveis, é um órgão que está ligado ao sentimento do “amor”.

 

Palavras com Raízes no Coração

Se amar é o resumo dos mandamentos para quem tem Jesus Cristo como referência, entender melhor o que pode sair de palavras derivadas de coração em latim pode ser um bom começo . Segue algumas delas:

  • A palavra “coragem” tem sua origem na palavra latina “coraticum”, que significa “qualidade do coração”. O termo foi formado a partir de “cor”, que significa “coração”, e do sufixo “-agem”, que denota qualidade ou estado.
  • A palavra “cordial” vem do latim “cordialis”, que significa “relativo ao coração”. É formada a partir de “cor”, que significa “coração”, e do sufixo “-alis”, que denota relação ou pertencimento. A palavra “cordial” é frequentemente usada para descrever uma atitude afável, amistosa e hospitaleira.
  • A palavra “recordar” tem sua origem no latim “recordari”, que significa “lembrar-se, recordar”. O termo é formado a partir de “re”, que significa “de novo”, e “cor”, que significa “coração . Resumindo, recordar é trazer de volta ao coração.
  • A palavra “acordo” tem origem no latim “accordare”, que significa “harmonizar, combinar”. O termo é formado pelo prefixo “ad”, que indica aproximação, e pelo verbo “cor”, que significa “coração”. Assim, “accordare” literalmente significa “colocar os corações juntos ou aproximar os corações.
  • A palavra “concordar” também tem origem no latim, derivando do verbo “concordare”, formado a partir da junção do prefixo “con”, que significa “junto”, e do verbo “cor”, que significa “coração”. Assim, “concordare” significa “colocar os corações juntos”, indicando a ideia de acordo ou harmonia entre pessoas ou ideias.

 

Conclusão: Viver com Coração

Espero que tenham gostado, “vamos concordar que com coragem e cordialidade conseguimos resolver nossos desafios acordando com todas as partes envolvidas. Com isso teremos boas recordações e mais importante que tudo isso, estaremos alinhados com as nossas necessidades mais profundas : as que vem do coração ! ”

Até a próxima,

 

Dr. João Paulo Giacomini Bernardes - Radiilogista Intervencionista em Brasília - DF

Dr João Paulo Giacomini Bernardes
Radiologista Intervencionista em Brasília- DF

Perguntas e respostas sobre este tema

Segundo a ideia de que tudo o que atraímos é consequência dos nossos pensamentos, palavras e ações, os desafios que encontramos são considerados manifestações do que é mais provável de acontecer com base em nossas próprias influências e escolhas anteriores.

Os desafios são vistos como oportunidades para darmos os próximos saltos em nosso desenvolvimento pessoal. Eles nos forçam a enfrentar dificuldades e, ao superá-las, encontramos soluções e crescemos.

  • O coração é descrito não apenas como um órgão vital que mantém os outros órgãos funcionando, mas também como o centro do amor e das emoções. Cuidar do coração é essencial para o bem-estar físico, emocional e espiritual.

“Coragem” vem do latim “coraticum”, que significa “qualidade do coração”. Esta palavra é formada pelo radical “cor”, que significa “coração”, e o sufixo “-agem”, indicando qualidade ou estado.

“Acordo” tem sua origem no latim “accordare”, que significa harmonizar ou combinar. É formada pelo prefixo “ad”, que indica aproximação, e “cor”, coração, simbolizando a ação de unir corações em concordância.

“Cordial” vem do latim “cordialis”, relacionado ao coração. Descreve uma atitude amistosa e hospitaleira, essencial para criar um ambiente positivo e acolhedor, melhorando as relações humanas através de gestos de bondade e respeito mútuo.

“Concordar” origina-se do latim “concordare”, que significa literalmente “colocar os corações juntos”. Esta palavra enfatiza a importância de alinhar os corações e mentes em busca de um acordo, o que é fundamental na resolução de conflitos e na busca por soluções harmoniosas.

Fisiologicamente, o coração é essencial por bombear sangue oxigenado para todo o corpo, mantendo os órgãos ativos e viáveis. Metaforicamente, ele é visto como o centro do amor e das emoções profundas, sublinhando a ideia de que cuidar do coração é também cuidar das nossas capacidades emocionais e espirituais.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *